Crítica de Série | Game of Thrones (5ª Temporada)
Gabriel Meira
Caos, sangue e morte. Até onde se pode chegar na luta pelo poder? Traição, ódio e vingança. Onde está o limite entre a vitória e o fracasso? Vale a pena entregar a vida em nome da honra?
A fúria dos reis é movida pela guerra dos tronos, provocando tormenta entre as espadas, anunciando um festim de corvos, a dança dos dragões se opõe aos ventos de inverno, e antes que o inverno chegue, já existe o sonho de primavera.
A série televisiva norte americana, ‘’Game of Thrones’’, exibida pela Hbo, gerou muitas críticas negativas em sua quinta temporada, apesar de manter níveis de audiência elevados , a maioria delas, pelas fortes mudanças feitas do livro. Outros se opuseram a caminhos que personagens importante seguiram, assim como o rumo no qual a guerra pelo trono tomou.
Quando uma série sempre mantém uma crescente elevada entre as temporadas e que cada episódio marca de vez o rumo de seus personagens, o público espera que as sequencias se mantenham neste ritmo, como um avião ultrapassando a barreira do som. Porém, os fãs não entendem que este freio é necessário para o desenvolver da estória e Game of Thrones , não fica fora disso. A quinta temporada teve poucos momentos de ação, ou de grandes impactos nos personagens, embora estes poucos estarem entre os mais marcantes de toda a série. A política tem fator importante para fazer a ligação entre Essos , Westeros e no plot dos patrulheiros.

O excesso de diálogos não desenvolveram de forma intensa a trama, mas são um preparo para que o futuro possa ser desta forma.
A quinta temporada de GOT, apesar de ter tido grandes momentos em que os quesitos técnicos cumpriram seu objetivo como de costume, em outros decepcionaram. Principalmente em cenas importantes como no nono episódio (The Dance of Dragons) na cena da arena onde Daenerys sobe em seu dragão. O efeito Chroma Key foi extremamente mal usado, tanto o usado no dragão, como o fundo, por alguns momentos nos lembrava os painéis usados propositalmente nos filmes da década de 50 e 60. No último episódio (Mothers Mercy), a cena em que Cersei faz a caminhada da expiação, ficou notável que foi colado um outro corpo a sua cabeça, para que ela pudesse ficar nua.
A fotografia e a direção de arte trabalhando em conjunto deram uma aula de como unir os dois departamentos em harmonia. A mesma paleta de cor usada em toda a série , respeitando os figurinos da época medieval e a fantasia ao mesmo tempo. A luz conseguia influenciar nas sensações do espectador indiretamente onde mesmo a série gravada em países diferentes muitas das cenas simultaneamente, conseguiu manter a simetria entre os episódios .
A direção de Game of Thrones , leva ao set um diretor diferente a cada episódio , especializado no conteúdo do mesmo. As cenas de batalhas continuam únicas, com planos variados e um alcance emocional diferenciado ao conseguir alcançar o espectador tão intimamente mesmo em cenas de ação.
O roteiro contém fortes controvérsias no arco que deu a seus personagens mudanças repentinas de personalidade sem uma boa explicacao , falta de moviemntacao narrativa em outra.
Sobre O Desenvolvimento dos Personagens
Sansa Stark
Finalmente seu arco teve um pouco mais de atenção. A evolução de Sansa foi notável na narrativa com seu crescimento tanto externo, quanto interno. O espectador consegue manter a esperança para os Stark, já que Snow é um bastardo e Arya está se tornando uma mulher sem face, além de sua evolução ter provocado o renascimento de Theon Greyjoy, o que pode desencadear um novo núcleo para a próxima temporada.
Arya Stark
Na quinta temporada Arya ficou um pouco afastada do mundo da guerra ao trono. Teve um plot desenvolvido de forma a qual a manteve praticamente fora do contexto da série. A aprendiz de mulher sem face em busca apenas de vingança, o que se opõe aquilo que ela quer se tornar. A personagem sofreu um pequeno retrocesso, por se apequenar pelo meio que vive em Bravos, e vermos uma Arya passional demais.
Cersei Lannister
Cersei sempre sofrendo situações diferentes em todas as temporadas, o que faz a personagem ter uma grande evolução entre elas , assim como Arya , também houve um isolamento de Cersei , mas apenas dos outros personagens, já que sua morada em Porto Real e ainda ser a Rainha mãe , ainda a mantem diretamente ligada com a guerra dos tronos. Sua bela cena final, inspirada emna época de Eduardo IV, deu um grande combustível para Cersei para próxima temporada, onde seu objetivo, se encontrara com o de Arya: Vingança
Tyrion Lannister
Antes de sua chegada a Essos , Tyrion parecia apenas um anão bêbado , mas a partir de seu encontro com Daenerys , retomou suas principais características , entre elas o faz ser o personagem mais querido da série : o poder de manipulação. Seu caminho ficou em aberto para a próxima temporada ,porém podemos afirmar que ele é peça fundamental , na tentativa de Daenerys de conquistar o trono de ferro
Daenerys Targaryen
A mãe dos dragões enfim conseguiu domar Drogon em contraposição esta temporada mostrou uma Daenerys, fraca, extremamente dependente de seus conselheiros e com pouca determinação.De qualquer forma o fato de ser a última Targaryen , renascida do fogo, mãe de três dragões, acabam suprindo isto um bocado. Seu surpreendente reencontro com os Dothraki nos fazem suspeitar dos acontecimentos do início de seu arco na próxima temporada.
Stannis Baratheon
Amados por uns , odiado por outros e ignorado por poucos , Lord Stannis sofreu contradições nesta temporada , uns não conseguem aceitar a morte de sua filha , principalmente após demonstrar tanta afeição nos episódios anteriores ao acontecimento , outros defendem que sua sede pelo poder o fez cometer o ato. Seu futuro ficou em aberto , não podemos afirmar sua morte , mas sabemos , diante do acontecido , que não passará por boas situações na sexta temporada
Jon Snow
Jon Snow, Jon Stark para os que não o aceitam como um bastardo , Jon Targaryen para os mais otimistas , o que acompanharia o nome Jon a partir de agora ? Retornaria no fantasma? Viraria um caminhante? Ou seria ressuscitado nas mãos de Mellisandre e se tornaria Azor Ahai ? Poucos aceitam sua morte , e e realmente fica difícil imaginar Game of thrones sem a muralha Jon , além de mover todo a estória da patrulha , selvagens , e além da muralha , é um dos personagens que trariam grande acontecimentos a série
E assim, a quinta temporada de Game of Thrones foi considerada por muitos a mais fraca dentre todas as temporadas até hoje lançadas, porém além de ter batido recordes de audiência, deixou uma grande ansiedade para os acontecimentos na próxima temporada no próximo ano, por ter deixado o destino dos personagens e o rumo da estória completamente abertos. Vão falar bem, vão falar mal , mas a verdade é que todos estes, estarão vendo Game of Thrones mais uma vez no ano que está por vir e que a cada temporada a série da passos pra se tornar uma das maiores séries televisivas. Game of Thrones é cinema feito para a tv.
Gabriel Meira
Formado em cinema e apaixonado por todo tipo de arte, assiste de tudo, mas tem suas preferências pelos filmes que trabalham com o psicológico. Acredita na evolução do cinema nacional, assim como sua influência na educação.















































