Crítica de Série | The Leftovers (Episódio Piloto)

Anderson Vidal

Séries que levantas muitas questões e nos deixa apreensivos e em busca de resposta é uma das minhas fraquezas. Eu gosto bastante e fico grudado ao passar dos episódios em busca de todas as respostas, às vezes não conseguimos todas – olá Lost, mas nada é perfeito.

Eis então, que na última semana a HBO lança uma de sua mais nova aposta: The Leftovers. Não curiosamente, do mesmo co-criador de Lost.

Ainda não sei dizer se o episódio me agradou ou não, foram muitas informações e muita trama tratada ao longo dos seus 60 minutos.

A trama acompanha um inexplicável evento global no qual 2% da população desaparece. Sem deixar rastro, sinal, sem aviso, nada. E neste primeiro episódio, Kevin Garvey (Justin Theroux) é um chefe de polícia de Mapleton, Nova York, trabalhando para manter a ordem na cidade após três anos do evento ocorrido. Sua esposa Laurie (Amy Brenneman) o deixa junto com seus dois filhos, para se juntar ao Guilty Remnant, uma organização com motivos desconhecidos. Com isso, o seu filho Tom também o abandona para se tornar seguidos de Wayne, e a sua filha Jill, vive com ele e apronta na escola, uma espécie de rebelde agressiva.

Então, a prefeita da cidade resolve fazer o Dia do Herói, com um desfile para homenagear os entes queridos que desapareceram. E a organização Guilty Remnant realiza um protesto e são atacados por pessoas da cidade irritados.

25LEFTOVER1-master1050-v2

Avalio The Leftovers de duas formas. Tecnicamente falando, os personagens não conquistam o público em momento algum. Nenhum dos envolvidos nos cativa. Mas veja bem, o elenco é ótimo. Cumprem suas funções de forma plausível, mas não sentimos empatia com eles. Nem o fato de terem perdido alguém nos deixa próximo aos personagens. Kevin Garvey é um protagonista forte, mas que se perde em seu jeito durão. Em momentos, tive a ideia de que os roteiristas o forçaram a aparecer seminu para tentar conquistar algo que a personalidade do mesmo não conseguiu.

TheLeftoversJustinTherouxscreenshotLSHBO_article_story_large

As questões levantadas também não ajudam muito. Sim, mistério em série é sempre muito bom, tem como ser trabalhado de uma forma excelente, mas neste primeiro episódio são levantadas muitas questões, chega a ser cansativo de tamanha dúvida que entra em nossas mentes. O que aquele grupo quer? Quem são eles? Porque a esposa de Kevin se juntou a eles? Porque não podem falar? O que eles querem? Porque eles seguem algumas pessoas? Quem é a Meg? Eles estão envolvidos no evento? Porque matam os cachorros? Entre outras perguntas que pode cansar o público em invés de prender por respostas. Sei que é muito cedo para termos respostas, disso não estou reclamando. Só achei que foram levantadas muitas questões em um primeiro episódio, o que tende a ir aumentando o número que perguntas no decorrer da série, o que causa medo em não saberem responder todas as nossas duvidas.

Agora analisando de um jeito leigo e sem prestar atenção nas entrelinhas, The Leftovers entretém e agrada muito bem. Possui tudo aquilo que o público – em especial o que assiste a HBO, gosta. Temos pornografia, temos palavrões, temos brigas e tudo que nos agrade. Fazendo The Leftovers sendo uma ótima estreia.

The-Leftovers-Pilot

O que me agradou neste Piloto, foi à narrativa de contar a história, até então paralela, dos personagens e depois descobrimos que eles possuem ligações. Foi um jeito muito bom de manter a atenção do público. E um destaque para a sua trilha sonora, que me agradou demais. E sendo uma produção da HBO, nem precisamos falar em qualidade. A edição é maravilhosa, não possui nenhum erro de continuidade e nem cortes brutos de uma cena a outra. Tudo flui de um jeito muito bom e sem comprometer o desenrolar dos eventos e da história. Não nos deixando confusos.

De acordo com a sua audiência de 1.77 milhões, The Leftovers agradou. E se continuar agradando, dentro de mais 9 episódios volto com uma crítica de toda a primeira temporada. Espero que eles respondam as perguntas e nos deixe satisfeitos. Até lá.

Anderson Vidal

0