Crítica de Filme | Um Momento Pode Mudar Tudo

Anderson Vidal

Estreia nesta quinta (02) no Brasil o filme Um Momento Pode Mudar Tudo (You’re Not You). O filme já se encontra disponível nos EUA deste Outubro, e só agora chega por aqui.

No longa, Hilary Swank interpreta Kate, uma pianista clássica sofisticada e bem-humorada, que acaba de ser diagnosticada com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Emmy Rossum é Bec, uma universitária que está meio perdida e não consegue dar conta da desordem que é a sua vida. Na tentativa desesperada de conseguir um emprego, Bec passa a dar assistência a Kate. Enquanto o casamento de Kate e Evan (Josh Duhamel) se deteriora, ambas passam a se apoiar em algo que se torna um laço não convencional.

IMG_7413.CR2

Em primeiro, devo destacar a delicadeza com que a história foi contada. Foi tudo numa sutileza tão grande e tão sensível, que era lindo assistir a cada cena e se emocionar. O roteiro é ótimo, fez com que as situações fossem passando sem parecer forçado, fez com que os anos se passasse sem soar de forma estranha para o espectador.

A sequência em que Bec ajuda Kate a ir ao banheiro é uma amostra do quão bem feito foi o trabalho do diretor George C. Wolfe. Que tem em mãos uma história mega dramática, mas opta em ir num ritmo mais slow, sem cair naquele dramalhão.

Outro destaque de Um Momento Pode Mudar Tudo são as atuações do elenco, em especial, da maravilhosa Hilary Swank. Ela possui um desempenho sem igual. Logo no início do longa, quando ela percebe que não tem mais estabilidade com a sua mão, e ao passar do filme a forma dela falar, com a doença tomando conta de sua personagem. É incrível. Ela nos convence de que aquilo é real, de que ela não está atuando. Hilary compra a sua personagem de tal forma que nos impressiona.

IH7A9739.CR2

Emmy Rossum também é um trunfo no longa. É muito gostoso acompanhar o crescimento de sua personagem ao conhecer Kate e se tornar amiga da protagonista. Toda aquela situação delicada com a ‘patroa’ faz a jovem amadurecer. A conversa com a sua mãe é um sinal disso. Ela se importa com Kate, muito mais do que a própria família de Kate. Ela sabe o que a protagonista quer e deseja, ela é amiga.

Um Momento Pode Mudar Tudo é um filme lindíssimo. Daqueles que você entra na seção, chora, se emociona e sai refletindo sobre o que você acabou de assistir. O longa só não é mais belo pela tradução de seu título. No original You’re Not You (Você não é você), surge de algo que Kate diz para Bec, significando que a jovem não era mais ela mesma cuidando de uma mulher doente. Que Bec havia parado a sua vida em função de cuidar de alguém que precisa ser cuidado. Lindo não?! Então se entregue a beleza do filme e chore.

BEM NA FITA: Atuações impecáveis, trilha sonora gostosa de ser ouvida, ótimo roteiro.

QUEIMOU O FILME: A tradução para o português de seu lindo título original.

FICA TÉCNICA:

Título original: You’re Not You

Direção: George C. Wolfe

Roteiro: Shana Fester e Jordam Roberts

Elenco: Hilary Swank, Emmy Rossum, Josh Duhamel, Loretta Devine, Enrie Hudson, Frances Fisher, Marcia Gay Harden, Jason Ritter, Julian McMahon, Ali Larter e Andrea Savage

Produtores: Azim Bolkiah, Alison Greenspan, Molly Smith e Hilary Swank

Produtores executivos: Rhian Williams, Joanne Podmore, Denise Di Novi e Ellen H. Schwartz

Diretor de fotografia: Steven Fierberg

Diretor de arte: Aaron Osborne

Editor: Jeffrey Wolf

Figurinista: Marie Sylvie-Deveau

Anderson Vidal

0