‘Cuckoo’ é um suspense com pitadas de terror que foge dos clichês do gênero
Bruno Oliveira
Cuckoo é um terror psicológico germano-estadunidense lançado em 2024, que passou um pouco despercebido pelo grande público. O longa-metragem traz a protagonista interpretada por Hunter Schafer, mais conhecida por seu papel como Jules Vaughn na aclamada série de TV Euphoria, em um de seus primeiros grandes papéis de destaque no cinema. A obra estreou no Festival de Berlim de 2024 e obteve reconhecimento entre os críticos, mas um fraco desempenho com o público, no geral. O fato é que, por mais que tenha uma narrativa peculiar, o filme tenta nos dar algo diferente, por mais bizarro que seja.
Sinopse
Gretchen (Hunter Schafer), uma adolescente americana de dezessete anos, se muda relutantemente para os Alpes alemães com seu pai e a nova família. Eles se instalam em um resort tranquilo e isolado, que tem como anfitrião o enigmático Herr König (Dan Stevens). Rapidamente, Gretchen é atormentada por ruídos estranhos e visões de uma mulher misteriosa com olhos vermelhos. A jovem começa a desconfiar do anfitrião, que demonstra um interesse perturbador por sua meia-irmã muda, Alma (Mila Lieu). Agora, ela precisa desvendar um segredo chocante que envolve o resort e sua própria família antes que seja tarde.

- ‘Predador: Terras Selvagens’ é uma ótima aventura que foca na nova geração
- ‘Bom Menino’ é um filme sobre instinto, lealdade e a dificuldade de aceitar a perda
- ‘Springsteen: Salve-me do Desconhecido’ discute saúde mental e o preço da fama
A metáfora do pássaro Cuco
O Cuckoo (Cuco) do título faz referência à ave conhecida por sua estratégia reprodutiva parasita, que envolve colocar seus ovos em ninhos de outra espécie. Essa ideia é um elemento chave da história, que flerta com o darwinismo social e experimentação humano-aviária. Com isso, temos um pouco de horror corporal, atrelado à metáfora biológica da ave parasita. Tudo isso fica extremamente obscuro para o público e para a nossa protagonista, mas aos poucos essa “névoa” vai se dissipando e as coisas começam a fazer sentido. Em meio a momentos bizarros, a verdade vai nos dando uma clareza aos poucos.
Família disfuncional
Antes do terror chegar, o filme nos estabelece o cenário de um drama familiar disfuncional. Gretchen chega aos Alpes carregando o fardo da perda e da dificuldade de se encaixar em uma nova dinâmica com um pai distante, uma nova madrasta e uma meia-irmã. Esse sentimento que ela evoca de não pertencimento serve como um catalisador temático. É essa sua fragilidade emocional que acaba sendo o ponto de entrada para a ameaça. A desconfiança em relação à sua nova vida permite questionar a realidade do que está acontecendo em volta. Só então o terror chega e todo esse montante emocional a motiva a fugir deste lugar, mas o amor à família, mesmo que disfuncional, a leva a ficar e lutar por quem ama.
Performance e estética
A solidez do longa reside na combinação entre a atuação da protagonista e a sua estética visual marcante. Hunter Schafer (Gretchen) oferece uma performance que é o ponto de ancoragem emocional da trama, transpondo o drama da alienação adolescente em uma luta existencial. Sua interpretação é essencial para manter a credibilidade da narrativa bizarra. O desempenho é potencializado pela direção autoral de Tilman Singer (Luz), que utiliza uma estética incomum. Filmado em 35mm, o longa possui uma atmosfera granulada e uma paleta de cores fortes nos isolados Alpes alemães. A combinação do olhar angustiado de Gretchen com o ambiente visualmente desorientador e os ruídos perturbadores cria a tensão necessária e a sensação de paranoia que define o terror psicológico da obra.
Conclusão
Cuckoo se classifica como um bom longa-metragem de suspense e horror. Possui seus problemas, principalmente no roteiro que complica as coisas e deixa o final um pouco confuso. Porém, ganha notoriedade por querer ser algo diferente, fugindo da convencionalidade do estilo. Hunter Schafer e Dan Stevens são pontos positivos, que conseguem segurar a atenção do público. Indico para os fãs de terror/suspense que queiram algo novo e que fuja do clichê. Poderia dizer que é um bom passatempo: vai divertir e, depois, a vida continua.
Elenco de Cuckoo
Hunter Schafer
Dan Stevens
Jessica Henwick
Marton Csókás
Greta Fernández
Jan Bluthardt
Astrid Bergès-Frisbey
Onde assistir ao filme Cuckoo?
O filme Cuckoo está disponível para os assinantes do Amazon Prime Video.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso sobre Cultura Pop.
Trailer – Cuckoo
Ficha Técnica – Cuckoo
Título original: Cuckoo
Direção: Tilman Singer
Roteiro: Tilman Singer
Duração: 102 minutos
País: Alemanha e Estados Unidos
Gênero: terror psicológico, mistério, suspense (thriller)
Ano: 2024
Classificação: 16 anos













































