Estranho Passageiro Sputnik crítica do filme da Netflix

‘Estranho Passageiro – Sputnik’: novo terror da Netflix é o ‘Alien’ russo

Jorge Feitosa

|

17 de agosto de 2021

No ano de 1983, durante a manutenção de uma estação espacial, dois cosmonautas russos conversam sobre seus planos para quando voltarem à terra, até que uma estranha presença se manifesta do lado de fora de sua espaçonave e apenas um deles, Pyotr Fyodorov (Konstantin Veshnyakov) regressa com vida.

Recentemente incluído no catálogo da Netflix, o filme russo Estranho Passageiro – Sputnik (Sputnik) é uma obra de terror com uma criatura espacial, mas ambientada na União Soviética da Guerra Fria. Além disso, traz reminiscências de Alien: O Oitavo Passageiro, clássico de 1979 de diretor Ridley Scott, que se tornou referência máxima no gênero.

A história de Estranho Passageiro: Sputnik

Na trama, a psicóloga Tatyana Klimova (Oksana Akinshina, ótima) é chamada pra examinar Pyotr, alçado a herói nacional, mas mentalmente confuso depois do incidente. Algo que o duro regime socialista não pode admitir e o isola em uma instalação militar.

Perspicaz, Tatyana não demora a descobrir a ligação entre Pyotr e a criatura, que faz de seu corpo um traje de sobrevivência no planeta; assim como o interesse do Coronel Semiradov (Fedro Bondarchuk) em usá-la como arma.

Uma arma com belo design em CGI, que se movimenta como os dragões de komodo e que o diretor Egor Abramenko usa apenas nos momento certos a fim de provocar o medo de que ela se alimenta instilado por um governo que se mantém justamente oprimindo seus cidadãos.

[youtube v=”Wf4jpQ4hDX0″]

Salto de qualidade

E essa abordagem do roteiro, ambientada num ambiente austero e sombrio, fazem de Estranho Passageiro – Sputnik um filme acima da média das produções russas em geral, que ainda carregam certo saudosismo do regime soviético. Uma pena que a película se alongue um pouco ao introduzir uma criança em cenas que poderiam se reduzir a apenas uma no final.

Mas Estranho Passageiro – Sputnik ainda merece louvor e se equipara a tantos outros bons do gênero, dando um salto de qualidade no cinema de terror russo e, espera-se, abrindo caminhos para outros realizadores.

Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer de Estranho Passageiro – Sputnik, da Netflix

[youtube v=”RoTLGDUqVG8″]

Estranho Passageiro – Sputnik: elenco do filme

Oksana Akinshina
Fedor Bondarchuk
Pyotr Fyodorov
Anton Vasilev
Aleksey Demidov
Anna Nazarova

Ficha Técnica

Título original do filme: Sputnik
Direção: Egor Abramenko
Roteiro: Oleg Malovichko, Andrey Zolotarev
Data de estreia: seg, 16/08/21
Onde assistir ao filme ‘Estranho Passageiro – Sputnik’: Netflix
País: Rússia
Gênero: terror, ficção científica
Duração: 113 minutos
Ano de produção: 2020
Classificação: 16 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
8
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 8

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman