Estreias da semana nos cinemas (07/05)
Wilson Spiler
Mais uma dia de estreias da semana nos cinemas, mas não se trata de qualquer quinta-feira, pois estamos na semana dos Dia das Mães! E aí já comprou o presente da sua? Aproveite e leve-a para assistir um filme, jantar em um bom restaurante ou apenas tomar um café após a sessão de cinema. São muitas opções de filmes e com certeza algum irá agradá-la. Sem mais delongas, vamos as opções da semana!
O destaques dentre as estreias é o filme de ação “O franco-atirador”, com Javier Bardem, Sean Penn, contando a história de matador de aluguel que pretende se aposentar, mas que descobre ter sendo traído. Para relaxar, a produção americana “O exótico Hotel Marigold 2”, uma comédia leve com Richard Gere. Se preferir, o drama “Cala a boca Philip”, que fala sobre o egoísmo, a incapacidade de escutar os outros, de dialogar, de se sentir feliz na sociedade moderna e da busca pelo sucesso. Produção bem executada tecnicamente, mas que parece deixar a desejar no quesito entretenimento. Fazendo paródia ao sucesso da franquia “Velozes e Furiosos”, a comédia “Super velozes, mega furiosos”, satiriza a produção americana, digamos de uma forma não muito bem sucedida, mas pode arrancar algumas risadas.
Das estreias nacionais, três são documentários. “A vida privada dos hipopótamos”, um documentário que mistura interessantemente amor, obsessão, drogas, uma misteriosa colombiana e hipopótamos de Pablo Escobar. Na mesma categoria de doc, temos “De gravata e unha vermelha”, vencedor do Prêmio Felix” e destaque do Festival do Rio de 2014, que trata das questões de identidade e sexualidade através do olhar de transgêneros e crossdressers. Leia a entrevista que fizemos com a psicanalista e roteirista Miriam Chnaiderman. Fechando essa lista de três, “Últimas conversas”. Agora, se o seu lance é comédia, pode ser que “Sorria, você está sendo filmado” lhe agrade. O filme aborda temas atuais como a superexposição das pessoas em redes sociais e em reality shows ao estilo “Zorra Total”.
E aí? Já sabe em qual filme irá levar sua mãe para assistir? Não?! Então confira abaixo todas as estreias, suas respectivas fichas técnicas, seus trailers e críticas. Não deixe de aproveitar o fim de semana tão especial – e boa diversão! 😉
A VIDA PRIVADA DOS HIPOPÓTAMOS
[Brasil, 2014], de Maíra Bühler, Matias Mariani (Vitrine Filmes). Gênero: documentário. Sinopse: Christopher, um americano preso no Brasil, entrega um misterioso HD a uma equipe de filmagem. Investigando esses arquivos privados, a equipe desvenda uma historia de amor, obsessão e drogas entre Chris, uma misteriosa colombiana chamada V e os hipopótamos do Pablo Escobar. Duração: 91 minutos. Classificação: 10 anos.
::: LEIA NOSSA CRÍTICA
CALA A BOCA, PHILIP
[Listen Up Philip, Estados Unidos, 2014], de Alex Ross Perry (Zeta Filmes). Gênero: drama. Elenco: Jason Schwartzman, Elisabeth Moss, Jonathan Pryce. Sinopse: O escritor Philip está em crise, ao mesmo tempo em que o relacionamento com a fotógrafa Ashley não vai nada bem, ele não consegue lidar com a demora na publicação de seu segundo romance. A situação se transforma quando Ike Zimmerman, ídolo de Philip, oferece a sua própria casa para o escritor passar um tempo e refletir. Duração: 108 minutos. Classificação: 12 anos.
DE GRAVATA E UNHA VERMELHA
[Brasil, 2014], de Miriam Chnaiderman (Imovision). Gênero: documentário. Elenco: Dudu Bertholini, Laerte, Ney Matogrosso, Elke Maravilha. Sinopse: Com depoimentos de grandes nomes de um mundo transgressor, onde a sexualidade é reinventada, o documentário cria uma vertigem a partir do jeito que cada um encontra de se respeitar na construção do próprio corpo. No uso das roupas e na criação de contornos, vão surgindo formas desruptoras de vida. O estilista Dudu Bertholini entrevista e revela as experiências peculiares de Laerte, Rogéria, Ney MatoGrosso, Johnny Luxo, Candy Mel e outras personalidades. Duração: 86 minutos. Classificação: 12 anos.
O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD 2
[The Best exotic Marigold Hotel 2, Estados Unidos, 2015], de John Madden (Fox). Gênero: comédia. Elenco: Bill Nighy, Judi Dench, Richard Gere, Maggie Smith. Sinopse: Sonny Kapoor tenta encontrar tempo para expandir os negócios enquanto se preprara para o casamento com Sunaina. O Hotel Marigold tem lotação praticamente esgotada e ele precisa de uma nova propriedade para receber novos hóspedes. Duração: 122 minutos. Classificação: a definir.
SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO – O FILME
[Brasil, 2014], de Daniel Filho (H2O). Gênero: comédia. Elenco: Lázaro Ramos, Otávio Augusto, Susana Vieira, Lúcio Mauro Filho. Sinopse: A comédia aborda temas atuais como a superexposição das pessoas em redes sociais e em reality shows e mostra que a reação das pessoas muda à medida que descobrem que estão sendo filmadas. O filme expõe a cômica reação do síndico, do porteiro, da faxineira, da ex-atriz, do homem de preto, dos policiais e outros personagens diante de uma surpresa num prédio até a descoberta da presença de uma webcam ligada filmando toda confusão e gerando uma mudança de comportamento. Inspirado na obra “Morte de um homem nos Bálcãs (2012)”, do sérvio Miroslav Momcilovic. Duração: 80 minutos. Classificação: 14 anos.
SUPER VELOZES, MEGA FURIOSOS
[Superfast, Estados Unidos, 2015], de Jason Friedberg, Aaron Seltzer (Diamond Filmes). Gênero: comédia. Elenco: Andrea Navedo, Lili Mirojnick, Dale Pavinski. Sinopse: O longa é uma sátira da franquia de ação Velozes e furiosos. O policial Paul White, trabalhando sob disfarce, chega junto à gangue ilegal de corredores de rua liderada por Vin Serento numa das provas noturnas do grupo. Vin e Paul provam no asfalta que são velozes, são furiosos e juntos decidem elaborar um plano para dar um golpe duplo num dos mais perigosos chefões do crime de Los Angeles, Juan Carlos de la Sol. Duração: 99 minutos. Classificação: 12 anos.
ÚLTIMAS CONVERSAS
[Brasil, 2014], de Eduardo Coutinho (Videofilmes/Espaço Filmes). Gênero: documentário. Sinopse: A partir de entrevistas feitas com jovens estudantes realizadas pelo cineasta Eduardo Coutinho antes de sua morte (em fevereiro de 2014), o filme busca entender como pensam, como sonham e como vivem os adolescentes de hoje. O material foi editado por sua parceira de longa data, a montadora Jordana Berg, e a versão final é assinada por João Moreira Salles. Duração: 85 minutos. Classificação: 12 anos.
O FRANCO-ATIRADOR
[The gunman, Espanha, Reino Unido, França, 2014], de Pierre Morel (Paris). Gênero: ação. Elenco: Javier Bardem, Sean Penn, Idris Elba. Sinopse: Depois de uma longa carreira como matador de aluguel, Martin Terrier pretende se aposentar e passar o resto da vida ao lado de sua amada. Mas quando ele descobre que está sendo traído por pessoas de sua confiança, Martin começa uma viagem por toda Europa para acertar as contas com cada homem que tentou trapaceá-lo. Duração: 115 minutos. Classificação: a definir.
A ESTRADA 47
[Brasil, 2012], de Vicente Ferraz (Europa). Gênero: drama. Elenco: Daniel de Oliveira, Julio Andrade, Francisco Gaspar. Sinopse: Esquadra brasileira de caçadores de minas sofre ataque de pânico na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Sem esperanças, os soldados devem optar por enfrentar a Corte Marcial ou encarar o inimigo novamente. Duração: 107 minutos. Classificação: 12 anos.
Wilson Spiler
Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.















































