Festival Varilux de Cinema Francês 2021 cartaz programação onde assistir entrevistas

Festival Varilux de Cinema Francês 2021: um convite ao encantamento

Tatiana Aponte

|

25 de novembro de 2021

Há duas maneiras de se encarar uma coletiva de imprensa. Uma mais realista, onde amigos e colegas do jornalismo se agrupam em uma sala e torcem para suas perguntas serem escolhidas; e outra imprevisivelmente encantadora, se pudermos sentar frente a frente com atores e diretores para travar uma conversa quase pessoal de tão íntima que parece ser.

É neste segundo caso que enquadraria a experiência que tivemos nesta quinta-feira (24) na rodada de entrevistas do Festival Varilux de Cinema Francês 2021. O evento aconteceu no hotel Renaissence, em São Paulo.

Convidados do Festival Varilux de Cinema Francês 2021

A convite da Agência Febre, o ULTRAVERSO esteve presente para um bate-papo com a delegação francesa dos representantes do festival aqui no Brasil. Participaram do evento o diretor Philippe Le Guay, que dirigiu o thriller Um Intruso no Porão; bem como os atores Sami Outalbali, em cartaz com o romance Um Conto de Amor e Sedução; Benjamin Voisin, que vive Lucian em Ilusões Perdidas; e, por fim, Olivier Rabourdin, que está no longa Caixa Preta.

Exceto o diretor Philippe Le Guay, que já esteve presente no Brasil em outras edições do festival, foi a primeira experiência dos atores em nosso país.

Sami Outalbali

Sami Outalbali, que já é um ator bem conhecido após o sucesso mundial na série Sex Education, da Netflix, disse sobre a projeção internacional de sua carreira. O astro comentou também como é ser apontado como um dos talentos promissores da próxima geração de atores franceses:

É uma sorte, é verdadeiramente uma sorte que isso tenha acontecido tão rápido após a série ‘Sex Education’, que permitiu que eu seja conhecido aqui no Brasil. E é alucinante também, para alguém como eu, que veio da periferia de Paris, que hoje existam pessoas que conhecem meu rosto, meu nome e sobrenome a milhares de quilômetros de distância da minha casa. É alucinante!”, afirmou o ator.

Festival Varilux de Cinema Francês 2021 Sami Outalbali entrevista

Foto: Tatiana Aponte / ULTRAVERSO

Personagem

Além disso, Sami falou sobre Ahmed, seu personagem em Um Conto de Amor e Sedução. O filme inédito no Brasil também foi selecionado para participar do Festival de Cannes 2021. No longa, ele é um francês de origem argelina que se apaixona por Farah, uma jovem tunisiana recém chegada à Paris. Isso provoca nele um bombardeio de descobertas impensáveis.

“Ahmed é um personagem que não se conhece, fala pouco de si e há pouca conversa em sua casa. Até mesmo sobre a origem argelina de sua família. O relacionamento com Farah só é possível quando Ahmed entra em contato com ele mesmo e com suas raízes. E, muitas vezes, paira uma dúvida se o personagem vai ou não conseguir se desenvolver a esta profundidade. É um filme muito bonito e certamente ajudará com uma melhor compreensão as futuras gerações de imigrantes na França”, explicou.

Festival Varilux de Cinema Francês 2021 Um conto de amor e desejo

Cena de “Um Conto de Amor e Desejo” (Foto: Divulgação)

Benjamin Voisin

Por outro lado, Benjamin Voisin estava completamente à vontade durante a conversa. Com largo sorriso e esbanjando bom humor, falou sobre a construção do personagem de Lucien e como se deu este trabalho.

Eu sou um ator muito técnico e acho muito importante estar perto da equipe técnica. Então, me aproximo muito dos figurinistas, maquiadores e cabelereiros. É importante que haja uma troca entre nós. Se o trabalho deles é bem-feito, o meu de ator também vai ser bom. Por exemplo: Jean Pierre Larroque, grande figurinista francês, emprestou algumas vestimentas e eu as levei pra casa. Fiquei usando para ir me adaptando. Também fui ao Petit Palais assistir a uma exposição sobre o Romantismo, onde tinham quadros representando garotos pré púberes que passavam uma segurança no olhar, mas, ao mesmo tempo, são tão cheios de dúvidas. E, é claro, aos grandes atores com quem contracenei, como Depardieu e Cécile de France, e como todos ofereciam a mim oportunidade de crescer e aprender com eles”, disse Voisin.

Festival Varilux de Cinema Francês 2021 COPYRIGHTphotos-roger-arpajou-2021-curiosa-films-gaumont-france-3-cinema-gabriel-inc---umedia-ressources_2021-09-08_ILLUSIONS_PERDUES_Photo6

Cena de “Ilusões Perdidas” (Foto: Divulgação)

Olivier Rabourdin

Mais experientes que os demais atores e com trabalhos diversos no audiovisual, Olivier Rabourdin falou sobre o filme Caixa Preta. Sobre como uma aparente tragédia pode trazer uma carga enorme de reflexões, sobretudo políticas neste momento da história francesa:

“O conteúdo político do filme é importante pois há uma campanha eleitoral ocorrendo agora na França, e as pessoas hoje em dia, sobretudo após a pandemia querem sobreviver. Querem pagar suas contas, querem comer e esta é a preocupação delas. E o que a extrema direita vai fazer? Vai usar isso para falar para estas pessoas que esta “paz” não vai acontecer se não pararem com a influência islâmica na França e vão jogar a culpa dos problemas econômicos nos imigrantes. É recorrente na extrema direita francesa esta postura de demonizar o Islã e imigrantes, afinal para estes extremistas “os islâmicos são os grandes culpados de tudo”, comentou.

Festival Varilux de Cinema Francês 2021 Caixa Preta (7)

Cena de “Caixa Preta” (Foto: Divulgação)

Xenofobia

Para Rabourdin, apesar de parecer um mero detalhe no filme, é uma questão bem relevante.

“É um ponto importante, pois, a partir do momento do que se ouve nas gravações da caixa preta, uma saudação em árabe, toda a investigação para e determinam que se trata de um ataque terrorista, encobertando muito das descobertas de corrupção que a empresa de aviação praticava”, completou.

O ótimo nível da conversa só aguçou mais a vontade de conhecer este e as demais obras de Olivier, que entende que seu trabalho enquanto ator é muito mais importante e intrigante que geralmente acreditamos ser.

Programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2021

Todos os filmes selecionados para o Festival Varilux de Cinema Francês 2021 são uma ótima oportunidade para conhecer mais e melhor o trabalho destes atores que representaram tão bem a cultura francesa.

A saber, o Festival Varilux de Cinema Francês chega a 12ª edição com exibição somente nos cinemas. O evento acontece entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro. A programação traz dois clássicos e 17 longas-metragens inéditos e recentes, entre premiados e participantes de festivais internacionais.

Rio de Janeiro e São Paulo recebem ainda uma mostra com quatro filmes em homenagem a Jean-Paul Belmondo, ícone do cinema mundial falecido em setembro último, e delegação artística que vai debater com o público.

Para conferir a programação completa e os filmes do Festival Varilux de Cinema Francês 2021, acesse o site do evento. Já estamos ansiosos para as próximas coberturas! C’est tout! Au revoir!

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Tatiana Aponte

Olá, eu sou a Tati Aponte e sempre gostei muito de manifestações artísticas, em especial o teatro e o cinema. Resolvi criar o meu blog Tati Aponte (https://www.tatiaponte.com.br/) para dividir com vocês minha paixão. Espero que gostem!
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman