‘Jack Ryan’ (1ª temporada) – Amazon Prime Video | CRÍTICA
Jorge Feitosa
Jogos de Guerra.
“Acho que você enganou todo mundo. Acho que é um lobo em pele de cordeiro.”
Assim como a Europa Medieval, o Oriente Médio contemporâneo sempre foi conhecido por seus conflitos sem fim, principalmente após a fundação do Estado de Israel ao fim da 2ª Guerra Mundial e o aumento das intervenções ocidentais pelo controle da produção de petróleo. Desde então, aquele caldeirão de culturas vive em um eterno estado de ebulição que ferve o espírito dos que desejam vingança por suas perdas e expulsa os mansos de coração.
Leia mais:
– AMAZON STUDIOS DIVULGA PRIMEIRO TEASER TRAILER E ARTE DA 2ª TEMPORADA DE TOM CLANCY’S JACK RYAN
– CRÍTICA | ‘UM LUGAR SILENCIOSO’
– SAIBA QUANDO SERÁ A ESTREIA DE ‘UM LUGAR SILENCIOSO 2’
A trama
Em Jack Ryan (Tom Clancy´s Jack Ryan), produção seriada de Michael Bay para a Amazon Prime Video, a história começa com um ataque aéreo ao Vale do Beca, próspera região agrícola do Líbano no início dos anos 80, para depois abordar o protagonista do escritor Tom Clancy em seu trabalho de analista da CIA e a descoberta de um nome que impõe cada vez mais respeito no submundo árabe à medida que se descobre a sua trilha de dinheiro.
Escaldado por seu serviço como fuzileiro naval e vítima quase fatal de um atentado, Jack (John Krasinski) vê o surgimento de um novo Osama Bin Laden e entra em confronto direto com seu chefe James Greer (Wendell Pierce), que teve que aceitar uma função burocrática por falhar como agente de campo e teme descer ainda mais na carreira por um erro de julgamento.
Argumento batido, mas trama interessante
E mesmo com um argumento tão batido, a trama dos showrunners Carlton Cuse e Graham Holand revigora o velho embate entre americanos e terroristas islâmicos sob o enfoque do drama dos refugiados e sua busca por um recomeço longe da violência que lhes cerca. Tudo graças ao esforço comum de um time de diretores e roteiristas que intercala bem os momentos dramáticos com as cenas de ação ao delinear o desenvolvimento de cada núcleo de personagens sem soluções fáceis de roteiro. Com exceção, talvez, de um isótopo radioativo bem conhecido dos brasileiros.
Já o elenco foi escolhido a dedo para desenvolver a história sem maniqueísmos, com destaque para a médica Cathy Mueller (Abbie Cornish), adentrando a vida de Ryan sem se transformar em um interesse amoroso deslumbrado, e a esposa e mãe Hanin (Dina Shinabi) em sua jornada para se afastar da vida submissa ao vilão Suleiman (Ali Suliman).

Foto: Divulgação / Jack Ryan / Amazon Prime Video
Por outro lado, Krasinski nos traz um dos heróis de ação mais humanos já vistos no audiovisual. Seu relutante Ryan transparece o temor do conflito armado pelo olhar de quem sabe que está prestes a reviver suas dores físicas e psicológicas, mas se enche de determinação para cumprir a missão que lhe foi dada. Mesmo que acabe incapacitado.
Enfim, Jack Ryan é mais uma produção da Amazon Prime feita com esmero cinematográfico e funciona muito bem como uma história fechada. Mas sua deixa para a próxima temporada mantém a expectativa de que os showrunners não vão se repetir e entregar mais uma visão interessante de mundo.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Tom Clancy’s Jack Ryan
Temporada: 1
Número de episódios: 8
Criador: Carlton Cuse, Graham Roland
Produtores: Carlton Cuse, John Krasinski, Michael Bay, Mace Neufeld
Elenco: John Krasinski, Abbie Cornish, Wendell Pierce, Ali Suliman, Dina Shihabi, Amir El-Masry
Distribuição: Amazon Prime Video
Data de estreia: sex, 31/08/19
Gênero: ação, drama
Ano de produção: 2018
Classificação: 16 anos
Jorge Feitosa
@jorgefeitosalima











































