‘Justiça’ | Elenco e equipe se reúnem para apresentar a nova minissérie da Globo
Alyson Fonseca
Obra escrita por Manuela Dias e com direção artística de José Luiz Villamarim tem estreia marcada para o dia 22 de agosto, na Globo.
O que você faria diante de uma situação-limite? Essa pergunta marcou as conversas durante a coletiva de lançamento da minissérie ‘Justiça’, que reuniu na noite desta segunda-feira (25/07) a imprensa, a autora Manuela Dias, o diretor artístico José Luiz Villamarim, o elenco e equipe em um restaurante na zona sul do Rio de Janeiro.
Cercado por atores como Adriana Esteves (Fátima), Debora Bloch (Elisa), Cauã Reymond (Maurício), Marjorie Estiano (Beatriz), Marina Ruy Barbosa (Isabela) e Jesuíta Barbosa (Vicente), entre outros, Villamarim agradeceu o esforço da equipe que vem trabalhando desde maio nas gravações que começaram por Recife e seguem nos Estúdios Globo, no Rio.
“Estar aqui hoje, lançando um produto como ‘Justiça’, é um momento de celebrar, mas é também um momento de muita ansiedade e gratidão. As pessoas ainda não tinham visto nada, então espero que todos tenham sentido esse impacto”, disse o diretor artístico, quando exibiu o clipe de apresentação da minissérie ao lado da autora Manuela Dias. “‘Justiça’ representa uma conquista, muito mais que pessoal, é uma conquista conjunta, de toda a equipe. É uma grande realização na minha vida”, comemorou a autora Manuela Dias.

Manuela Dias posa com a equipe de roteiristas da minissérie ‘Justiça’ (📷: Ellen Soares)
Ambientada em Recife, ‘Justiça’ será apresentada de segunda a sexta, com exceção das quartas. A minissérie acompanha a vida de quatro personagens que foram condenados, passaram sete anos na prisão e tentam retomar a vida. As tramas são interligadas por um roteiro que leva a situações-limite nas quais os sentimentos mais humanos são revelados à flor da pele.
“A minissérie não fala do sistema judiciário, mas sobre o que é justo para cada um. São dramas demasiadamente humanos, histórias distintas que vão se entrelaçando conforme avança a narrativa”, observou Villamarim. “A ideia não é defender uma tese, mas afetar o coração das pessoas”, completou a autora.

Marcus Figueiredo, Luisa Lima, José Luiz Villamarim, Isabella Teixeira e Walter Carvalho, diretores de ‘Justiça’, posam no evento da minissérie. (📷: Ellen Soares)
Uma das histórias apresentadas na minissérie é a de Elisa, vivida por Debora Bloch. A professora terá a filha Isabela, interpretada por Marina Ruy Barbosa, assassinada pelo namorado Vicente, papel de Jesuíta Barbosa. “Acho que todo ator quer desafios. Quer fazer coisas diferentes. Ter essa oportunidade depois de ‘Totalmente Demais’ é muito bacana, é um outro tipo de trabalho. Minhas cenas foram bem fortes”, refletiu Marina, que emendou dois trabalhos bem diferentes.
Jesuíta, que faz parte do mesmo núcleo da jovem, deixou claro que acha seu personagem indefensável: “Eu não consigo defendê-lo. Eu defendo dizendo que ele precisava pagar por um crime que cometeu. É como se o perdão para ele fosse totalmente inalcançável”.
Já Adriana Esteves será Fátima, uma mulher trabalhadora que é presa injustamente graças a uma armação de um casal vivido por Enrique Diaz e Leandra Leal. Sua história será contada às terças-feiras.
A atriz chegou com o marido Vladirmir Brichta, que também está na série como o traficante de drogas Celso. Mesmo pertencendo a universos diferentes na trama, a atriz revelou a alegria de voltar a trabalhar com o companheiro: “Mesmo que não nos encontremos, estamos no mesmo projeto. Somos amigos das mesmas pessoas, conversamos sobre assuntos que enriquecem mais o trabalho… Competição lá em casa é só para ver quem vai ficar mais feliz, nos estimulamos”.

O casal Adriana Esteves e Vladimir Brichta chegou junto ao evento de lançamento de ‘Justiça’. Os dois estão no elenco da nova minissérie da Globo (📷: Ellen Soares).
A trama de Marjorie Estiano, que será a última ser exibida na semana, aborda o delicado assunto da eutanásia. Fazendo par com Cauã Reymond, a atriz vive uma bailarina que fica tetraplégica e implora para que o marido tome a medida extrema.
Cauã não escondeu a alegria de estar vivendo um personagem tão desafiador, um homem mais maduro que passa por esse momento extremo: “Acho tão difícil o que ele enfrenta… A maior dificuldade é você não ter a pessoa que mais ama, ser culpado por isso e ter essa sensação de vingança.”
Justiça ainda conta a história das amigas Rose e Débora, vividas por Jéssica Ellen e Luisa Arraes,respectivamente. As duas compram drogas, mas em uma batida policial, apenas a menina negra é revistada e vai presa.

Personagem de Luisa Arraes será vítima de estupro (📷: Ellen Soares)
Luisa Arraes ainda vive a situação de abuso na série: “Eu acho muito importante falarmos sobre o estupro e a cultura do estupro. Não é porque não se fala que não existe. Então precisa ser falado, sim”.
Julia Dalavia, que mudou o visual para sua nova personagem, chega na segunda fase da trama como Mayara, filha dos personagens de Adriana Esteves e Ângelo Antônio. Depois de viver uma jovem romântica em Velho Chico, a atriz se jogou para viver uma garota de programa que teve a família desestruturada na minissérie: “Visitei uma casa de prostituição em Recife e conversei com uma menina de programa que abriu bem minha cabeça”.
Com estreia em 22 de agosto, ‘Justiça’ é uma minissérie de 20 capítulos escrita por Manuela Dias, com a colaboração de Mariana Mesquita, Lucas Paraizo e Roberto Vitorino. A direção artística é de José Luiz Villamarim, e a direção é de Luisa Lima, Walter Carvalho, Isabella Teixeira e Marcus Figueiredo.
📷: Ellen Soares
Alyson Fonseca
Crítico Cultural e Correspondente do Blah Cultural em Recife / Pernambuco.















































