‘Komi Can’t Communicate’, o anime da Netflix sobre ansiedade
Matheus Soares
Komi Can’t Communicate (Komi San Wa Komyushou Desu), anime adicionado recentemente na Netflix, é uma história diferente do que estamos acostumados. Principalmente quando falamos em “Shounen”. O desenho animado é mais pé no chão e cômico, afinal está tratando de um assunto delicado. Além dessa mudança de ar, traz consigo um traço diferente, que pode causar estranhamento para o espectador. Entretanto, esse estilo, em alguns momentos, até reforça a comédia da trama.
O anime, que chega à Netflix somente com um episódio e o restante sendo lançado semanalmente. Contudo, a animação pode acabar pretendo o espectador não só por conta do seus traços diferenciados, mas também da ótima história. O estilo de desenho é um tanto quanto diferente, parecendo mais leves e fluidos. Além disso, em certo momentos, traz um ar cômico, com mudanças de expressões, kanjis em toda a tela. Mas isso está longe de ser um problema. Afinal, Komi e Tadano, são personagens bem carismáticos e engraçados. A cena deles conversando no quadro negro por escrita, por exemplo, é de emocionar.
- LEGO Star Wars: Contos Aterrorizantes: Especial de Halloween da Disney+
- ‘Invasion’, a série da Apple TV+ sobre invasão alienígena sem aliens
- ‘Locke & Key’: segunda temporada mantém a diversão
Assunto sério em forma de anime
O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. Segundo estimativas da OMS, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade. Ansiedade não é patriota, não escolhe gênero, nem classe, entretanto ainda é visto por muitos como “frescura” ou “falta de Deus”, o que dificulta o conhecimento e tratamento. Chegar de forma cômica e em uma linguagem que muitos entendem, como animação, pode ser que ajude de alguma forma.
Tendo isso em vista, o anime conta a vida de Komi, uma linda menina, que é vista como uma deusa grega, quase como Freya na sua escola por conta de seus atributos estéticos. No entanto, a jovem sofre de ansiedade extrema e distúrbio de comunicação. Assim, a menina não consegue reproduzir nenhum som para interagir por palavras. Pelo menos não nesse início. Mas, claro, ela quer isso. Como dito até no mesmo anime: “Não é porque uma pessoa não consegue falar, que ela não deseje aquilo”. Então, ao conhecer Tadano, sua vida vira de ponta cabeça.
Enfim, esse mote, que tem como pano de fundo a aventura da protagonista em conseguir se comunicar e formar 100 amigos, faz de Komi Can’t Communicate um anime muito interessante, divertido e que promete fazer o espectador refletir e dar boas risadas.
Onde assistir ao anime Komi Can’t Communicate?
A saber, o anime Komi Can’t Communicate está disponível para assinantes da Netflix. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do anime Komi Can’t Communicate, da Netflix
Komi Can’t Communicate: elenco do anime (Netflix)
Aoi Koga
Gakuto Kajiwara
Rie Murakawa
Rina Hidaka
Ficha Técnica
Título original do filme: Komi-san Wa Comyushou Desu
Direção: Kazuki Kawagoe
Roteiro: Tomohito Oda
Data de estreia: qui, 21/10/2021
País: Japão
Duração: 1 temporada
Gênero: comédia
Ano de produção: 2021
Classificação: 12 anos
Matheus Soares
Math, para os chegados, historiador e escritor (pelo menos tenta). Quadrinhos, livros e filmes são sua paixão, mas passa longe de ser "cult" ou "cinéfilo". Todos saúdem a Matrix!











































