let them all talk hbo max crítica filme

‘Let Them All Talk’ chama atenção por improvisos e minimalismo

Jorge Feitosa

|

16 de dezembro de 2020

Como todos os outros aclamados, mas difíceis escritores, Alice (Meryl Streep) é tratada com subserviência por sua novata editora Karen (Gemma Chan), a quem foi incumbida a tarefa de extrair da autora o argumento de seu novo livro e, espera-se, seja a sequência de seu maior sucesso.

Então, aproveitando a oportunidade de uma esperada premiação na Inglaterra e o fato de Alice não voar, surge a ideia de uma travessia do oceano atlântico a bordo do luxuoso navio Queen Mary 2 acompanhada de duas amigas da juventude, Susan (Dianne West) e Roberta (Candice Bergen), além do adorado sobrinho Tyler (Lucas Hedges).

Improvisos

Assim, em Let Them All Talk, filme produzido para a plataforma HBO MAX, Steven Soderbergh encara a direção, a fotografia e a montagem de uma obra rodada quase que inteiramente no dito navio no espaço de uma semana.

Baseado no conto de Deborah Eisenberg, apenas um esboço das cenas foi escrito para que todos os diálogos ficassem ao improviso dos atores e deixando para Alice a oportunidade de ajustar as contas com o passado. Especialmente com Roberta, que lhe confiou pormenores de seu casamento mais tarde utilizados no grande êxito literário da protagonista.

let them all talk hbo max filme crítica

Esses pormenores, por si só, já tornam o filme objeto de curiosidade para o espectador, além do elenco muito bem escolhido e que atua com naturalidade, haja vista a liberdade dada pelo diretor e a presença de Eisenberg no set para que os atores tirassem suas dúvidas.

Minimalista

Aliás, os conflitos que os personagens possuem entre si e consigo mesmos fluem naturalmente e Soderbergh consegue unir bem todos entre si. Seja a rusga entre Alice e Roberta que exasperam a conciliatória Susan ou a paixão de Tyler por Karen. Até mesmo o desdém da estrela empacada com sua nova obra pelo escritor vivido pelo simpático Daniel Algrant, que produz como numa linha de fábrica. Além de um misterioso homem que entra e sai para ser explicado apenas ao final.

Mas ainda que a expectativa seja a de um ritmo lento, de construção de personagens basicamente através de seus diálogos, o filme poderia perfeitamente ter sua duração de 113 minutos reduzida para 90 ou até menos, evitando que se tornasse um tanto arrastado da sua metade em diante.

No entanto, Let Them All Talk será apreciado por quem gosta de um bom trabalho minimalista saído basicamente da câmera do diretor e da boca dos atores. Algo que apenas poucos e grandes cineastas têm cacife pra fazer para os grandes estúdios.

TRAILER

[youtube v=”Q6DHWEii8eo”]

FICHA TÉCNICA

Título original: Let Them All Talk
Direção:
Steven Soderbergh
Elenco:
Meryl Streep, Candice Bergen, Gemma Chan, Lucas Hedges, Dianne Wiest
Distribuição: HBO Max
Data de estreia:
qui, 10/12/20
País: 
Estados Unidos
Gênero: 
comédia dramática
Ano de produção: 
2020
Duração: 
113 minutos
Classificação: 
16 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
8
Créditos Galáticos

Créditos Galáticos: 8

O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman