Nirvana continua vivo em ‘The Batman’ | Curiosidades sobre Nevermind

Nirvana continua vivo em ‘The Batman’ | Curiosidades sobre Nevermind

Nirvana e Batman continuam mais vivos do que nunca. Afinal, mesmo com décadas de lançamento da banda e do personagem, ambos ainda fazem muito sucesso entre os fãs e angariam novos adeptos por todo o mundo.

Mas o que Batman e Nirvana têm em comum? É que, depois de quase 30 anos, a banda norte-americana de grunge movimentou as vendas nas plataformas digitais.

Isso porque, a música do Nirvana, “Something in the Way”, permeou os cerca de 2 minutos do trailer de The Batman exibido na DC Fandome. Assim, as vendas do álbum Nevermind dispararam.

Desse modo, o segundo disco de estúdio da banda, lançado em 1991, aparece atualmente na 19ª posição do “Top 200 Songs” no iTunes. Já na Amazon Music, a canção figura no 23º lugar na lista das mais vendidas.

Embora a música não tenha sido lançada como single, Nevermind vendeu mais de 30 milhões de cópias, conquistando fãs de todo o mundo!

Então, para celebrar a canção do Nirvana em The Batman, listamos 8 curiosidades sobre o álbum Nevermind, um dos mais emblemáticos do grupo. Confira!

1. A versão acústica da canção é a mais assistida no YouTube

Devido ao grande sucesso Live On MTV Unplugged Unedited em 1993, a versão acústica da música foi a mais visualizada na rede. É o primeiro álbum ao vivo da banda contendo um concerto, contudo, não há registros de videoclipe oficial da canção.

2. Existe uma faixa oculta no álbum

Embora intitulada como “Endless, Nameless“, a canção foi destinada a aparecer no final de “Something in the Way” nas versões em CD do álbum, mas foi acidentalmente excluída das prensagens iniciais.

Em algumas prensagens do CD, a canção “Something in the Way” termina aos 3:52. Portanto, após 10 minutos de silêncio, inicia-se uma canção oculta, “Endless, Nameless“, que continha gritos, guitarras altamente distorcidas e bateria pesada. Ela surgiu quando uma das tomadas de “Lithium” saiu errada.

3. O menino da capa de era para ser uma menina

O fotógrafo Kirk Weddle tirou duas fotos, de uma menina e um menino. Mesmo tendo escolhido a foto da menina para ser a capa, a gravadora da banda insistiu que fosse escolhido o menino.

Aliás, em 2016, para celebrar 25 anos de lançamento do álbum, o “bebê do Nirvana” recriou a capa do “Nevermind” na piscina.

bebe nirvana

Recriação da capa do Nevermind (Foto: Divulgação)

4. “Nevermind” foi originalmente intitulado “Sheep”

Em primeiro lugar, “Nevermind” não é uma palavra real. O correto seriam duas palavras separadas – “Never Mind“. O título escolhido foi um manifesto de Kurt Cobain.

5. Quase houve uma separação por conta de direitos autorais

Cobain pediu maior porcentagem sobre os direitos do álbum após 6 meses de seu lançamento. Assim, Novoselic e Grohl quase saíram da banda em protesto.

6. Kiss aparece na contracapa do disco

A princípio, mesmo ilegível, na contracapa do álbum existe uma colagem feita por Kurt composta por pinturas de Dante Inferno, Chim Chim, o macaco. Em resumo, se olhar muito bem, encontrará uma pequena foto do Kiss. Certamente, a banda é uma das favoritas do vocalista.

contracapa NevermindContracapa: “Nevermind” (Foto: Divulgação)

7. O álbum foi premiado com Disco de Diamante

A saber, em março de 1999, Nevermind recebeu o prêmio de mais de 10 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e surpreendentes 30 milhões em todo o mundo. Todavia, o único single a entrar no Top 10 da parada da Hot 100 singles foi, “Smells Like Teen Spirit“.

8. Banda inteira foi expulsa em sua festa de lançamento

Cobain e companheiros do Nirvana apareceram embriagados e, em um minúsculo palco de Seattle, iniciou-se uma enorme confusão. Entretanto, ao que parece, ocorreu uma guerra de comida entre os membros do Nirvana, onde a segurança da casa os obrigou a se retirarem.

Então, histórias à parte, a música do Nirvana combinou com o tom de suspense do trailer de The Batman. Ainda não foi divulgada a data de estreia do filme e devido à pandemia da COVID-19, as gravações foram pausadas, com possível previsão de serem retomadas em setembro. Aguardemos!

 

TAGS
Compartilhe