‘O Dia Que Te Conheci’ mostra a importância do cinema nacional independente
Bruno Oliveira
O Dia Que Te Conheci é um filme brasileiro de 2023, do gênero comédia romântica e drama, que se destaca por sua abordagem sensível e naturalista do cotidiano. O longa-metragem é dirigido e roteirizado por André Novais, diretor conhecido por sua assinatura autoral, valorizando planos longos com atuações naturalistas. Renato Novaes, que interpreta o protagonista, é irmão do diretor e faz sua estreia nos cinemas. A estreia foi no Festival do Rio de 2023. O filme entrou na rota comercial em setembro de 2024 e, nesse meio tempo, recebeu indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz para Grace Passô. Ele estava na minha lista de melhores filmes nacionais atuais, e eu precisava assisti-lo.
Sinopse
Zeca (Renato Novaes) é um bibliotecário que enfrenta dificuldades para chegar ao trabalho diariamente e encontra um inesperado ponto de virada em sua vida. A rotina exaustiva na cidade de Contagem, em Minas Gerais, ganha um novo contorno quando ele se aproxima de Luísa, uma colega de trabalho que enfrenta desafios semelhantes. O filme, dirigido por André Novais Oliveira, é uma crônica poética da vida comum, explorando a delicadeza dos encontros, a melancolia e a ternura que podem surgir de uma conexão simples e inesperada entre duas pessoas.

- ‘Interestelar’ | Uma das obras mais impactantes do século XXI
- ‘Invocação do Mal 2’ é um filmaço que só fica atrás do original
- ‘As Três Filhas’ é um belo drama escondido no catálogo da Netflix
A simplicidade do cotidiano e o naturalismo
O que mais me chamou atenção nesta obra foi a naturalidade das situações e dos diálogos. Não parecia haver um roteiro, o que me deu a sensação de “seja você mesmo e diga o que acha que tem que ser dito”. Logo na primeira cena essa identificação vem à tona. A tranquilidade e a normalidade da conversa me transmitiram a sensação de que eu mesmo poderia dizer exatamente aquelas coisas sem um ar pomposo ou culto. A trama em si não é nada grandiosa, mas o diretor consegue elevar o ordinário a algo a mais. O naturalismo das situações prevalecem e dessa forma conseguimos nos conectar bem rápido com nosso protagonista.
A eterna busca por conexões
Nosso protagonista Zeca, por muitas vezes, principalmente pela forma como o diretor o conduz, nos parece uma pessoa solitária que carrega uma aura grande de melancolia. Em um momento ruim de sua vida, ele acaba encontrando em Luísa as mesmas características que parecem moldar a pessoa que ele é hoje. Em uma conversa comum, os dois acabam se identificando passando um dia juntos. Os problemas compartilhados, como dificuldades financeiras e as agruras do trabalho, os conectam e acabam se tornando um ponto comum. Sem intenção, ele se tornam um alívio na rotina do outro. Não existe uma grande conexão de palavras, mas existe uma conexão de empatia que faz com que se atraiam mutuamente de forma emocional.
A importância da cidade como pano de fundo
Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, se torna um pano de fundo importante para essa história. As paisagens de periferia, as ruas movimentadas e os espaços de trabalho refletem o desafio de uma vida operária e a busca por um lugar no mundo. Muitos dos problemas de Zeca surgem porque ele mora longe do trabalho e nem sempre consegue chegar no horário. O sacrifício da pessoa pobre não é visto para quem o emprega e isso pesa demais em cima do personagem. Esse cenário complementa demais a história de nossos dois protagonistas.
Conclusão
O Dia Que Te Conheci não é uma grande obra que vai revolucionar o cinema nacional. Sua força reside na simplicidade e mostra a importância do cinema independente brasileiro. Ele foge dos padrões comerciais e nos conta uma história local e autoral. Mesmo com pouco orçamento, é possível explorar temas universais que nos comovem e nos conectam de forma empática. Para terminar, vale um elogio a Renato Novaes e Grace Passô, os dois protagonistas. Renato não é um ator profissional e, talvez, isso confira uma naturalidade impressionante ao personagem. Grace complementa o par com sua presença sensível. É possível notar a química entre eles, e essa junção resulta em performances genuínas e despretensiosas.
Onde asssitir ao filme O Dia Que Te Conheci?
O Filme O Dia Que Te Conheci está disponível para os assinantes do Globoplay
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso sobre Cultura Pop.
Elenco de O Dia Que Te Conheci
Renato Novaes
Grace Passô
Felipe Oliveira
André Novais
FBC
Trailer – O Dia Que Te Conheci
Ficha Técnica – O Dia Que Te Conheci
Título original: O Dia Que Te Conheci
Direção: André Novais Oliveira
Roteiro: André Novais Oliveira
Data de estreia: 26 de setembro de 2024 (cinemas)
Duração: 71 minutos
País: Brasil
Gênero: drama, romance
Ano: 2023
Classificação: 12 anos













































