Resenha de livro | Pare de se sabotar e dê a volta por cima
Vanesca Soares
Sim, esta é uma resenha de livro de auto-ajuda. Pode parecer absurdo para alguns, mas muita gente por aí compra esse tipo de publicação. É só olhar os índices de venda dos livros no mundo para ver que eles estão sempre lá, nos primeiros lugares.
Claro que existem exceções, mas a maioria das pessoas que compra livros de auto-ajuda é de mulheres. E como mulher, sei bem o poder que eles tem sobre nós, incautas consumidoras, passando pelas estantes de livros como quem não quer nada… E aí, eles estão lá! E nos puxam como imã e nos fazem comprá-los.
Há algum tempo jurei que nunca mais ia comprar livros de auto-ajuda. Toda vez que comprava um, quando terminava de ler, me sentia uma boba. Noventa por cento de todos os livros desta categoria que eu já li – o que não foram muitos. Uns 4 no máximo – sempre me decepcionou. É que este tipo de Literatura nos engana. Em suas páginas, vai falando sobre os diversos problemas, a maioria parecendo com os seus, e quando chega no final e você acha que ele terá uma solução para você… Não tem! O que está escrito lá é coisa que nem vale a pena ler ou é óbvia. Do tipo “para encontrar seu amor, se ame primeiro”. Ou “Para encontrar sua felicidade, você precisa ter mais amor próprio”… A-hã! Tá bom! Agora me fala o que eu não sei!
Mesmo com esta “vasta” experiência e a tal promessa, caí na armadilha novamente. Comprei este livro pelo título: Para de se sabotar e dê a volta por cima. Como assim “se sabotar”? Cheia de curiosidade, enveredei pelas 223 páginas. E vou dizer a vocês: Gostei!
Para se ter uma ideia do quanto gostei, li o livro muuuuuuito rápido. O que não é comum para mim. Eu demoro bastante. Mas fui gostando do que estava lendo e no final de tudo, quando esperava que o autor fosse dar uma solução idiota, me surpreendi positivamente. Ele não dá solução óbvia. Na verdade, a solução pode ou não acontecer. Tudo depende de você e de suas mudanças de comportamento.

O psicólogo e autor Flip Flippen
Pare de se sabotar e dê a volta por cima foi escrito pelo psicólogo americano Flip Flippen em parceria com o Dr. Chris J. White, que trabalha com o ele em sua fundação: A Flippen Group. Como psicólogo, O Dr. Flippen já atendeu muitas pessoas, já ouviu muitos problemas e viu muitas vidas se desperdiçando por aí. Em suas observações e trabalho nos consultórios, ele percebeu que todos temos algumas características que acabam atrapalhando o nosso sucesso no mundo. Estas características são limitações pessoais que ele chama de “limitações fatais”.
Ao longo do livro, o Dr. Flippen explica que existem dez limitações fatais que podem interromper o sucesso de cada um. Cada uma delas tem suas características. As 10 limitações fatais são: À prova de bala (pessoas excessivamente confiantes), Ostra (pouco autoconfiante), Docinho de coco (sujeito bonzinho demais e superprotetor), Crítico (exigente, implicante e rude demais), Iceberg (aqueles pouco afáveis), Catatônicos (vigor baixo), Rolo compressor (excessivamente dominante), Tartaruga (resistente a mudanças), Vulcão (agressivo e raivoso) e Rápido no Gatilho (impulsivos).
A partir desta definição, o Dr. Flippen caracteriza cada uma dessas limitações, conta casos de pessoas que tinham as características, mostra como lidar com cada um deles e traz exercícios para que cada um de nós que tem estes problemas possa mudar de vida. Se quisermos.
É um livro diferente de auto-ajuda por isso. De repente, seguindo o que o Dr. Flippen aconselha a fazer, a pessoa pode mesmo mudar sua vida e alcançar coisas que antes não conseguiria. Ou seja, é um “livro prático”, com exercícios e adaptações. Não um livro com um final bobinho.
Muito bom! Gostei de verdade do livro! E vou começar a fazer meus exercícios para me tornar uma pessoa melhor!

Ficha técnica:
Pare de se sabotar e dê a volta por cima
Autor: Flip Flippen e Chris J. White
Editora: Sextante
Páginas: 223
Leia mais sobre Literatura no Blah Cultural!















































