REVIEW | Nier Automata ‘3C3C1D119440927’ DLC
Stenlånd Leandro
Sucesso de vendas da Square Enix, Nier Automata acabou ganhando recentemente seu primeiro conteúdo adicional (DLC). O RPG de ação feito em parceria com a Platinum Games que ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades vendidas, está disponível desde terça-feira (02 de maio) para PlayStation 4 e PC. O DLC traz itens cosméticos, novos desafios, músicas inéditas e mais.
O DLC “3C3C1D119440927” é um pacote que custa aproximadamente R$ 36,99 no Steam e R$ 42,90 na plataforma da Sony, trazendo novas roupas inspiradas em NieR: Replicant para 2B, 9S e A2, “três empolgantes coliseus para desafiar”, bem como novas missões secundárias com recompensas exclusivas e, claro, a extraordinária luta entre os chefões da Square Enix e da Platinum Games.
Nier Automata fez muito, mas muito sucesso, e com poucos meses se fez necessário lançar logo um DLC de peso, que fizesse com que o jogador ficasse maluco. Nem sempre é fácil implementar um conteúdo adicional de competência, mas a Square Enix sabe o que faz. Ao lançar ”3C3C1D119440927”, muita coisa precisava ser explicada, inclusive isso de confrontar os CEO’s da desenvolvedora e da distribuidora, assim como outros inóspitos desafios que o Action RPG traz para o gamer mais exigente. A dúvida é: apesar dos pesares, vale a pena mesmo investir os valores acima citados? Vamos destrinchar o jogo e informa-lo o que pensamos desse DLC, assim tomará a sua própria conclusão.

O conteúdo extra possui diversos itens e muitos extras, mas o especial e mais impactante de todos são os assim chamados ‘Coliseus’. Após muita luta, num jogo que mostrou a quantidade de horas suficientes em média para zerar o jogo, você acaba recebendo uma mensagem e vai direto para esse tipo de arena, uma espécie de local escondido. Com isso, você terá como principal tarefa testar suas habilidades ao extremo. Cada coliseu tem um número correto e – insano – de desafios, tendo cada um deles regras um tanto diferentes. Por muitas vezes, eu morria simplesmente porque uma das regras malditas era ter que remover uma certa habilidade minha para usar um determinado item. Sentia o personagem totalmente fraco, bem estilo Popeye sem espinafre, pois ao mudar um equipamento ou arma, consequentemente, o level do item e refinamento que já haviam no que estávamos acostumados a usar, não acompanhava o item que tínhamos que trocar forçadamente.
Na arena, você se sentirá mais Hack N Slash do que necessariamente em um Action RPG, e muitas vezes me senti em um game Musou. Era necessário dominar a área com diversos robôs dizendo ”kill kill kill”, lembrando que, mesmo no DLC, o jogo permanece inalterado em sua linguagem, ou seja, o inglês continua padrão. Poderiam ter lançado nesta extensão algo em que o jogador pudesse desfrutar de sua língua nativa. Estamos falando de um jogo onde tudo é praticamente cibernético, consequentemente os robôs deveriam traduzir o inglês contido no jogo para a linguagem de seus jogadores, tendo em mente as principais línguas utilizadas no globo.

Confesso que sofri muito por estar em um level abaixo do requerido. Aliás, por diversas vezes – como todo bom RPG – tive de voltar no mapa para melhorar meu personagem, pois o mesmo não estava de acordo para ir adiante no DLC. Mesmo sabendo que havia recompensas interessantes ao exterminar os inimigos que apareciam na arena, era difícil para meu personagem que estava muito mal preparado para os desafios do conteúdo. Exemplo disto foi o embate contra Yosuke Matsuda e Kenichi Sato. Penei tanto que desisti de desafiá-los e fui tentar upar um bocadinho mais. Depois de alguns levels, estava mais forte, mas ainda assim sofri mais uma vez para vencê-los. Uma missão tão complexa quanto terminar todo o jogo. É um detalhe que não agrega em quase nada na trama do jogo, apesar de ter que mencionar que há outras cenas que você acaba descobrindo ao exterminá-los. É difícil não ficar impressionado com a criatividade que a Platinum Games injetou no DLC. Não sei de onde tiveram a brilhante ideia de confrontar os donos de ambas empresas. A arte final de Yosuke Matsuda e Keniche Sato está muito boa e lembram muito aqueles mafiosos capangas da famosa YAKUZA.
Num geral, para resumir o que há de tão especial neste conteúdo, o DLC introduz as seguintes novidades:
- Três novas arenas (Coliseus) de desafio.
- Três fatos introduzidos na anterior versão Japonesa de NieR: Replicant para os androides 2B, 9S e A2.
- Músicas especiais para a jukebox do jogador.
- Novo equipamento e acessórios cosméticos para mudar a cor do cabelo dos androides 2B e A2.
- Máscaras com efeitos únicos.
- Balas especiais que alteram o aspecto das balas inimigas.
O VEREDICTO
Mantendo o padrão de alto nível de todo jogo, o DLC de Nier Automata cujo nome é bem estranho (‘3C3C1D119440927’), é uma adição de peso com qualidade para um jogo que foi tudo que prometeu e um pouco mais.

O DLC de ‘Nier Automata‘ foi testado pela equipe do Blah Cultural no PlayStation 4. O DLC foi gentilmente cedido pela Square Enix.
TRAILER
Stenlånd Leandro
Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!















































