‘Um Maluco no Golfe 2’ vale pela nostalgia e pelo humor infantil
Bruno Oliveira
Um Maluco no Golfe 2 (originalmente Happy Gilmore 2) é a aguardada sequência do clássico de 1996, estrelando Adam Sandler novamente como o excêntrico golfista Happy Gilmore. O filme, lançado recentemente na Netflix, é uma comédia que, assim como o primeiro, mistura a irreverência de Sandler com o universo do golfe. Além do retorno de boa parte do elenco original, o filme conta com um grande número de participações especiais, algo já conhecido nas produções do ator. Com isso, temos uma nova história que, ao mesmo tempo que é hilária, também é um enorme clichê de besteirol.
Sinopse
A nova história se passa anos depois do filme original. Happy Gilmore (Adam Sandler) tem uma vida de sucesso no golfe, mas tudo é desfeito por uma tragédia pessoal. Agora, viúvo e lutando contra o alcoolismo, ele se vê em uma situação difícil e precisa voltar ao mundo do golfe para ajudar a filha, uma talentosa bailarina, a realizar seu sonho de estudar em Paris. Com a ajuda de um novo caddie, Happy precisa enfrentar antigos demônios, incluindo seu arqui-inimigo Shooter McGavin (Christopher McDonald), e um novo e arrogante rival, em uma nova liga de golfe que promete mudar o esporte para sempre.
A manutenção da essência
A maior preocupação de uma continuação, após anos do longa original, é saber se a essência da história é mantida. Aqui, posso dizer que conseguiram manter a aura incorporada lá atrás. Lógico, há mudanças. Nosso protagonista agora está mais maduro e passa por problemas bem mundanos. Viúvo e lutando contra o alcoolismo, ele não é o mesmo Happy Gilmore do passado. Pelo bem de sua filha, ele resolve voltar ao esporte que tanto ama, e isso será determinante para as altas risadas que se seguirão. Posso dizer que a primeira metade é ótima, enquanto a segunda se perde naquelas loucuras exageradas de Adam Sandler.
O humor excêntrico de Adam Sandler
Tenho problemas com Adam Sandler. Ao mesmo tempo que ele me irrita, também o acho genial. Neste longa, meu sentimento ficou em cima do muro. Sua atuação e suas ideias ficam exatamente no meio-termo. Temos coisas muito boas, mas também coisas completamente dispensáveis. Um dos pontos que acerta é fazer piadas nostálgicas e colocar referências, tanto ao passado quanto a outros filmes do ator. A volta de personagens icônicos é um acerto, assim como as participações especiais de alguns atores renomados e atletas que são celebridades. Fazer isso se encaixar na narrativa muitas vezes parece forçado, mas é possível relevar em nome da comédia.

- ‘Carlota Joaquina, Princesa do Brazil’ é um clássico nacional
- ‘Drácula – Uma História de Amor Eterno’ não é um terror tradicional
- ‘Os Enforcados’ surpreende com clímax caótico
História boba
A história em si não me cativou muito. É boba e completamente inverossímil. Colocar a nata do golfe para duelar contra uma nova liga que parece ter saído de um videogame é muito maluco. Tudo bem, sei que é uma comédia que não se prende ao mundo real, mas é boba demais. Boas piadas surgem dessa loucura e é só. Isso torna este novo título apenas mediano. A miscelânea de assuntos, personagens e comédia faz perder o foco no que importa, que seria uma boa história com uma bela dose de comédia.
Conclusão
Um Maluco no Golfe 2 é uma boa diversão, e só. É bem mediano, com pontos ótimos e outros nem tanto. Vale pela nostalgia, pelo humor e pelas várias homenagens que prestam aos atores do filme original. O longa peca por ser bobo em excesso, colocando elementos desnecessários à trama, que poderia ser mais simples e engraçada. Adam Sandler continua a ser uma figura controversa no meio. Suas comédias, embora duvidosas, conseguem angariar um grande público que não se importa tanto com os detalhes e que busca apenas uma boa diversão.
Onde assistir ao filme Um Maluco no Golfe 2?
O filme Um Maluco no Golfe 2 está disponível para os assinantes da Netflix.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que sobre Cultura Pop.
Elenco de Um Maluco no Golfe 2
Adam Sandler
Julie Bowen
Christopher McDonald
Benny Safdie
Ben Stiller
Bad Bunny
Haley Joel Osment
Lavell Crawford
Jackie Sandler
Sadie Sandler
Sunny Sandler
Maxwell Friedman
Trailer – Um Maluco no Golfe 2
Ficha Técnica – Um Maluco no Golfe 2
Título original: Happy Gilmore 2
Direção: Kyle Newacheck
Roteiro: Tim Herlihy, Adam Sandler
Duração: 114 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: comédia
Ano: 2025
Classificação: 14 anos













































