CRÍTICA | ‘Primeiro Ano’

Demétrius Carvalho

|

6 de março de 2019

Primeiro Ano (Première Année) é uma grata surpresa do cinema francês que relata a improvável parceria entre Antoine, que começa seu primeiro ano de Medicina pela terceira vez, e Benjamin, que debuta no curso. Aqui vale uma ressalva quanto ao sistema francês, onde o aluno faz o seu primeiro ano e, ao final, dependendo do seu desempenho, escolhe entre o curso de Medicina ou outros cursos tido como “menores” na área de saúde, como Odontologia ou Fisioterapia.

Leia mais:

– HÁ 15 ANOS, ‘CIDADE DE DEUS’ CONCORRIA EM QUATRO CATEGORIAS NO OSCAR
– ‘O SENHOR DOS ANÉIS’, A TRILOGIA MAIS PREMIADA DE TODOS OS TEMPOS

Antoine, por acaso, poderia ter escolhido nos anos anteriores algum desses outros cursos, mas o foco era Medicina e, por isso, ele já começa o ano estudando em qualquer momento que surge. Enquanto a maioria dos alunos vão ao refeitório na hora do almoço, ele prefere os estudos na biblioteca.

Thomas Lilti, o diretor do filme diz que “‘Primeiro Ano’ não é diretamente um filme sobre a prática da Medicina. O que me interessa aqui é a juventude e o modo como o sistema não faz nada para ajudá-la e dar a ela o suporte necessário”.

Benjamin, por exemplo, entra na faculdade, mas essa competição não está ainda arraigada em seu comportamento, embora ele, aos poucos, sente a pressão chegando nos pequenos detalhes. Antoine parece querer mostrar os caminhos das pedras para Benjamin nesse primeiro ano, mas mesmo esforçado, Antoine vê Benjamin aos poucos entrar nos ritmos dos estudos. O problema é quando Antoine percebe que Benjamin começa a ter um bom desempenho, tornando-o um concorrente direto para a vaga de Medicina.

Foto: A2 Filmes / Divulgação

A recente, mas intensa amizade dos dois, é colocada à prova. Um pico de estresse em Antoine o leva ao hospital e o espectador fica sem ar aguardando para saber quem conseguirá adentrar o curso.

Como dito pelo diretor Lilti, Primeiro Ano levanta um questionamento sobre o desigual sistema educacional na França (e por quase todo o mundo). Aquele ar de sessão da tarde inicial se transforma em um drama que nos faz filosofar sobre amizade, sistema educacional, classes sociais e a acirrada disputa em que somos submetidos. Uma boa pedida.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Première Année
Direção: Thomas Lilti
Elenco: Vincent Lacoste, William Lebghil, Michel Lerousseau
Distribuição: A2 Filmes
Data de estreia: qui, 07/03/19
País: França
Gênero: drama
Ano de produção: 2018
Duração: 92 minutos
Classificação: 12 anos

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman