CRÍTICA #1 | Rico visualmente, ‘Valerian e a Cidade dos Mil Planetas’ se perde em um roteiro pouco cativante, arrastado e confuso

Juliana Góes

|

9 de agosto de 2017

Adaptado de um quadrinho francês, Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (Valerian and the City of a Thousand Planets), novo filme do diretor Luc Besson, traz uma história futurística, visualmente deslumbrante repleta de ação, humor e romance. Besson é conhecido por outras produções do mesmo estilo como ‘O Quinto Elemento’ e ‘Lucy’. O elenco conta Dane Dehaan, Cara Delevingne, Clive Owen, Rihanna, Kris Wu e Ethan Hawke.

CRÍTICA #2 | Com roteiro fraco e infantil, ‘Valerian e a Cidade dos Mil Planetas’ vale pelo visual

A trama se passa no século XXVIII e tem duas histórias interligadas. Primeiro começa apresentando uma raça de alienígenas, habitantes de uma terra paradisíaca, que passam seus dias vivendo em harmonia sem apego a matéria. De repente, são surpreendidos por uma “guerra” de outros povos em seu território, que nada tem haver com eles. O visual é incrivelmente belo, muitos irão se lembrar do filme ‘Avatar’, de James Cameron. A segunda parte, nos leva a outra dimensão, onde os protagonistas Valerian (Dane Dehaan) e Laureline (Cara Delevingne) são agentes e viajantes do tempo que trabalham com o compromisso de manter a paz e a ordem. A dupla descobre que uma conspiração intergaláctica coloca uma nação inteira em perigo, com isso, eles têm a missão de proteger a Terra e a cidade dos mil planetas.

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas ‘peca’ em alguns pontos. Se a história tivesse um maior desenvolvimento no mundo “Avatar” que mostra no início, poderia ter rendido mais e seria bem mais interessante. Os protagonistas, Dane Dehaan e Cara Delevingne são forçados demais e não convencem como casal apaixonado, o diálogo entre os dois é cafona, o que torna o filme de quase 2 horas e 20 minutos ser ainda mais entediante.

LEIA MAIS CRÍTICAS DA EQUIPE DO BLAH CULTURAL

O longa conta com as participações dos atores Ethan Hawke e Clive Owen, ambos com grande potencial, mas mal aproveitados. Hawke aparece praticamente só em uma cena, e Owen interpreta um personagem banal que não convence.   

Além dos efeitos visuais incríveis, o que mais chamou atenção positivamente em Valerian e a Cidade dos Mil Planetas foi a participação da cantora Rihanna. Ela interpreta a personagem Bubble – uma dançarina exótica, que se transforma no que quiser. A cantora arrasa na atuação e consegue se destacar mais que os protagonistas. Outro erro foi o pouco tempo da artista na trama.

É lamentável ver uma produção tão rica esteticamente se perder em um roteiro pouco cativante, arrastado e confuso. Para quem é fã de ficção científica, vale a pena assistir mais pelos efeitos visuais, porém não espere uma grande história.

::: TRAILER

::: FOTOS

::: FICHA TÉCNICA

Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson
Elenco: Alain Chabat, Alexandre Nguyen, Cara Delevingne, Clive Owen, Dane DeHaan, Emilie Livingston, Ethan Hawke, John Goodman, Kris Wu, Mathieu Kassovitz, Rihanna, Rutger Hauer, Sam Spruell
Gênero: Aventura

Produção: Luc Besson
País: EUA
Ano: 2017

Juliana Góes

Leonina, carioca, adora filmes e séries, apaixonada pelos animais, e não vive sem chocolate...
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman