Exageros fazem de ‘Infestação’ um filme mediano
Bruno Oliveira
Infestação é um filme de terror francês dirigido por Sébastien Vanicek, que também coescreveu o roteiro com Florent Bernard. Esta obra marca o primeiro longa-metragem do diretor. Fica o aviso desde já: ele não é para pessoas que sentem qualquer fobia de aranhas. Eu mesmo não tenho um medo tão grande dessas criaturas, mas fiquei com um certo nervosismo e nojo do que elas podem fazer. Sei que tudo mostrado aqui é exagero (até demais), porém, o terror também serve para isso. Colocar o espectador em pânico diante de uma situação na qual nunca pensaríamos estar. O alerta para aranhas está ligado para sempre.
Sinopse
Kaleb (Théo Christine) é um jovem de um bairro periférico de Paris com paixão por animais exóticos. Em busca de uma nova criatura para a sua coleção, Kaleb acaba comprando uma aranha venenosa que, acidentalmente, escapa e se reproduz em escala assustadora, infestando rapidamente todo o prédio onde ele mora. Com o edifício selado pela polícia, os moradores se veem presos em uma batalha desesperada por suas vidas contra milhares de aranhas mortais, transformando a luta pela sobrevivência em um pesadelo claustrofóbico e tenso.
Uma boa construção do terror
Esse filme possui alguns altos e baixos, mas a construção do terror é um dos seus pontos altos. O que parece ser uma história normal sobre jovens de baixa renda que passam por dificuldades, logo se transforma em um ambiente de terror e suspense que escalona muito rápido. Quando chegamos nesse momento de “pega pra capar”, a atmosfera claustrofóbica chega com tudo, e tudo o que você não quer mais é ver uma aranha em sua frente novamente. O exagero da multiplicação dessas criaturas beira o absurdo pela sua velocidade de evolução. Algo que, se fosse real, elas dominariam o planeta Terra em dois dias. Esse exagero contribui para a ambiência do terror.

- Live action de ‘Como Treinar o Seu Dragão’ é uma ótima surpresa
- ‘Bailarina’ é uma boa expansão do universo John Wick
- ‘A Lenda de Ochi’ mostra que nem sempre a A24 acerta
Crítica social secundária sobre o subúrbio
Ele pode ser um filme de terror com “monstros”, porém seu subtexto consegue criar metáforas para a realidade dos pobres e imigrantes residentes na França. Pode-se notar uma crítica social aqui: o fato dessas pessoas simples ficarem aprisionadas dentro de um prédio é algo bem claro. Se fossem pessoas ricas, seriam salvas; como são pobres e “descartáveis”, são apenas contidas em uma quarentena forçada onde são largadas à própria sorte. A polícia é o principal objeto dessa ojeriza em relação aos pobres. Eles deveriam ajudar e não tratá-los como gado no abatedouro. Nada melhor do que o gênero terror para tratar desse tema de forma secundária, mas crucial.
Um fraco desenvolvimento de personagens
Um dos pontos negativos que posso citar é o desenvolvimento dos personagens. Entendo que alguns estejam ali apenas para morrer: a vizinha bacana, o senhor que trata todos como seus filhos, um adolescente mais novo que só faz besteira. No entanto, temos um núcleo principal de cinco amigos. Existe uma história passada entre eles, mas a verdade é que nada disso é explorado. O que deveria fazer apegar a eles, acaba sendo desperdiçado com muita gritaria e correria. Eu deveria sentir o peso de algumas mortes, mas a verdade é que não me apeguei a nenhum deles. Muito menos ao nosso protagonista, que é o tipo de pessoa que só faz besteira. Afinal, tudo começou por causa dele e nem senti um trabalho de redenção.
Conclusão
Infestação acaba por ser um longa bem mediano. Possui momentos bons, assim como outros muito fracos. Como terror de criatura ele é bem eficiente. Gera um bom suspense, cria uma boa atmosfera e nos dá arrepios com a quantidade de aranhas que aparece em tela. Constrói uma boa crítica social em segundo plano, mas peca no desenvolvimento de personagens e nos absurdos evolutivos de procriação dessa espécie de aranha. Sem falar na aranha mãe que é gigante. Não era preciso usar a ciência de forma 100% correta, mas aqui beira o exagero.
Onde assistir ao filme Infestação?
O filme Infestação disponível para aluguel e compra na Amazon Prime Video, Apple TV e Google Play Filmes
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Elenco de Infestação
Théo Christine
Sofia Lesaffre
Jérôme Niel
Lisa Nyarko
Finnegan Oldfield
Marie-Philomène Nga
Mahamadou Sangaré
Abdellah Moundy
Emmanuel Bonami
Xing Xing Cheng
Samir Nait
Trailer – Infestação
Ficha Técnica – Infestação
Título original: Vermines
Direção: Sébastien Vanicek
Roteiro: Sébastien Vanicek, Florent Bernard
Duração: 106 minutos
País: França, Estados Unidos da América, Alemanha
Gênero: Terror
Ano: 2023
Classificação: 14 anos













































