William Hurt morre aos 71 anos

Vanderlei Tenório

|

14 de março de 2022

O ator William Hurt, vencedor do Oscar de Melhor Ator por ‘O Beijo da Mulher-Aranha’, morreu de causas naturais no domingo (13), aos 71 anos.

A notícia foi partilhada pelo seu filho Will esta noite. “É com grande tristeza que a família Hurt lamenta a morte de William Hurt, amado pai e ator vencedor do Oscar, em 13 de março de 2022, uma semana antes do seu 72.º aniversário. Morreu tranquilamente, entre a família, de causas naturais. A família pede privacidade neste momento”.

Biografia

Hurt nasceu em 20 de março de 1950, em Washington, DC. Sua mãe, Claire Isabel, trabalhava na Time Inc., e seu pai Alfred Hurt (1910–1996), era um burocrata de carreira, trabalhando para a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e o Departamento de Estado. Seus pais se separaram e sua mãe se casou novamente com Henry Luce III, filho do editor da Time Magazine, Henry Luce.

Criado em relativo privilégio, Hurt passou a frequentar a Tufts University, onde estudou teologia, antes de se mudar para Juilliard para estudar atuação.

Vida pessoal

Segundo a Variety, justamente pelo lado reservado que o ator rejeitou alguns papéis grandes oferecidos durante a carreira. Como, por exemplo, em ‘Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros’ e ‘Louca Obsessão’, na década de 1990. Foi também um momento de problemas pessoais para o ator, que lutou contra drogas e álcool antes de entrar na reabilitação.

Carreira

Hurt foi um dos artistas mais aclamados da década de 1980. Ele se tornou uma espécie de símbolo sexual cerebral e uma estrela de cinema relutante, embora financiável. Hurt mais tarde fez a transição para papéis de personagens na década de 1990 e alternou com sucesso entre projetos no cinema e papéis na televisão.

Ele fez sua estreia no cinema como um cientista problemático em Altered States(1980). Ele recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por seu papel no projeto de ficção científica, que também marcou a estreia de Drew Barrymore.

Ao longo de sua longa carreira, Hurt foi indicado a quatro Oscars. Recebeu duas indicações de melhor ator por ‘Nos Bastidores da Notícia’ (1986) e ‘Filhos do Silêncio’ (1987) e um ator coadjuvante por menos de 10 minutos de tempo de tela em ‘Marcas da Violência’ (2005).

Ganhando o de Melhor Ator em 1986 por ‘O Beijo da Mulher-Aranha’ – o Oscar de William Hurt foi o primeiro entregue pela Academia para um personagem abertamente gay. Por ‘O Beijo da Mulher-Aranha’, dirigido por Hector Babenco e que contou com Raúl Juliá e Sônia Braga no elenco, ele ainda venceu na categoria principal do Festival de Cannes.

Ele recebeu indicações a prêmios por seu papel em Damages em 2009 e mais tarde apareceu em várias temporadas de Goliath. Ele também esteve no elenco de Condor de 2018 a 2020.

Hurt deixa projetos gravados, como o filme ‘The King’s Daughter’ e a série ‘Pantheon’.

Marvel

Mais recentemente, Hurt tornou-se conhecido por uma geração mais jovem de amantes do cinema com sua interpretação do general Thaddeus Ross em 2008, em ‘O Incrível Hulk’. Mais tarde, ele reprisou o papel em ‘Capitão América: Guerra Civil’ (2016), ‘Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato’ (2019) e ‘Viúva Negra’ (2021).

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Vanderlei Tenório

Vanderlei Tenório é colunista dos jornais Tribuna do Sertão e Gazeta Regional de Jaguariúna, dos portais 082 Notícias e JB Notícias, do Web Jornal O Estado RJ – OERJ, colaborador do portal Repórter Nordeste, da Revista Alagoana, do jornal Tribuna de Itapira e do site português Cinema7Arte, além de editor da página Cinema e Geografia. Siga o jornalista no perfil pessoal, como colunista e em Cinema e Geografia.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman