melhores filmes de 2021 ultraverso

Elegemos os melhores filmes de 2021; confira a lista completa!

Ultraverso

|

29 de dezembro de 2021

Mais um ano que se vai e o cinema não nos abandona. Chegando ao fim de 2021, o ULTRAVERSO elaborou a sua já clássica lista dos melhores filmes que estrearam no Brasil durante o ano. Com um júri composto por 13 integrantes, entre editores e colaboradores, a disputa foi acirrada. Participaram da votação Alex Rodrigues, Ana Rita Meneses, Bruno Giacobbo, Cadu Costa, Everton Duarte, Fabio Martins, Guilherme Farizeli, Jhone Silva, Jorge Feitosa, Kainan Medeiros, Matheus Soares, Pedro “Px” Marco e, por fim, Wilson Spiler.

A regra era clara: para entrar para a seleta lista de melhores filmes de 2021, a produção precisava ter estreado no Brasil neste ano. Portanto, não estranhe se aparecerem alguns longas-metragens que disputaram o Oscar lá em meados de abril. Afinal, algumas obras só são lançadas por aqui bem depois e, muitas vezes, sequer chegam aos cinemas, vindo direto para os streamings.

Então, sem mais delongas, vamos aos nossos vencedores do “concurso” do ULTRAVERSO de melhores filmes de 2021.

Melhores filmes de 2021

10) Tick, Tick… Boom!

Iniciando a nossa lista decrescente de melhores filmes de 2021, temos um musical que confirma todo o talento de Andrew Garfield. Tick, Tick… Boom!, da Netflix, já vem fazendo campanha por indicações ao Oscar 2022. Nem precisa fazer tanto esforço, porque o longa tem inúmeras qualidades. De acordo com Matheus Soares, “É o tipo de produção que agarra o espectador e faz refletir sobre sua vida, sonhos e futuro, e, consequentemente, emociona.”

9) O Esquadrão Suicida

Se teve Marvel, por que não DC? E, para a felicidade dos nerds de plantão, O Esquadrão Suicida foi uma das mais gratas surpresas do ano. Segundo Pedro Marco, “2021 foi o ano de limpar barras. Além do aranha de Garfield e da Liga de Snyder, a equipe mais aleatória da DC tem sua redenção em uma aventura espetacular pela mente caótica de James Gunn.”

8) Judas e o Messias Negro

Uma história forte, com atuações impressionantes e uma direção competente. Não foi por acaso que Judas e o Messias Negro entrou para a nossa lista de melhores filmes de 2021. Vencedor do Oscar 2021 de Melhor Ator Coadjuvante (?), Daniel Kaluuya tem uma interpretação estupenda, assim como no aclamado Corra!. Para Cadu Costa, “é um filme que terá seu espaço numa importante galeria de obras desta temática e um bom objeto de estudos sobre os Panteras Negras.”

7) Coda – No Ritmo do Coração

Com atores surdos na vida real interpretando seus personagens, Coda (sigla para Child Of Deaf Adults ou Filhos de Adultos Surdos em português) chegou sem alarde e entrou como um verdadeiro furacão em nossos corações. No Ritmo do Coração (como foi chamado no Brasil) é uma avalanche de emoções que provocou muitas lágrimas em quem assistiu. De acordo com Kainan Medeiros, “foi impossível não ser tocado pela história”. Já para Jorge Feitosa, o mérito da obra é conseguir, com sucesso, “abordar a vida dos deficientes auditivos e aqueles com quem eles convivem sem o melodrama que se esperaria deste tipo de produção.”

6) Meu Pai

Meu Pai foi, certamente, um dos melhores filmes do ano. E isso foi reconhecido no Oscar 2021, quando o longa saiu vencedor em duas categorias: Roteiro Adaptado e Melhor Ator. Aliás, a atuação de Anthony Hopkins é “assustadora de tão brilhante, lembrando outras interpretações brilhantes do ator, como em O Silêncio dos Inocentes (1991), por exemplo, que também lhe rendeu uma estatueta”, lembra Wilson Spiler.

5) Nomadland

Vencedor do Oscar 2021, Nomadland é, certamente, um dos melhores filmes de 2021. Não à toa, o longa também deu à Chloé Zhao o prêmio de Melhor Direção na eleição da Academia. Para Bruno Giacobbo, a produção “foi o filme do ano”, com a cineasta também sendo a personalidade de 2021. A obra fez tanto sucesso que rendeu à diretora um convite para comandar Eternos,  que, segundo nosso votante, foi “disparado o melhor blockbuster de 2021”.

4) Não Olhe para Cima

Como explicar aos negacionistas que os seus pensamentos são absurdos? Adam McKay deu aula em Não Olhe para Cima, produção que vem gerando muita discussão na internet. E não é por menos. Afinal, toca num tema central dos nossos tempos atuais. Para Guilherme Farizeli, “a mensagem não poderia ser mais clara: vivemos em uma sociedade idiota. Que a gente possa, então, evoluir, aprender e melhorar. E tomara que a gente consiga fazer isso sem a sombra de um meteoro sob nossas cabeças.”

3) Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

A produção mais aguardada do ano não poderia ficar de fora da lista dos melhores filmes de 2021. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa foi uma verdadeira carta de amor aos fãs. Para Cadu Costa, que colocou a obra no pedestal de sua lista, o longa-metragem “tem TRÊS Homens-Aranhas. Precisa falar mais alguma coisa?”. É… parece que não temos argumentos para refutá-lo. 

2) Ataque dos Cães

Estrelado por Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst e Jesse Plemons, Ataque dos Cães foi uma das mais gratas surpresas do ano. O longa de Jane Campion é mais uma adaptação literária que chegou com tudo em 2021. Para Jorge Feitosa, “a produção é um deleite não apenas por sua fotografia, montagem, trilha sonora (…), mas especialmente pelo trabalho de Dunst e Cumberbatch”.

1) Duna

Campeão entre os melhores filmes de 2021, Duna surpreende, mas nem tanto. Afinal, qualidade não falta à adaptação de Denis Villeneuve da clássica obra de Frank Herbert. Felizmente, o best-seller de ficção científica foi entregue em boas mãos. Para Pedro Marco, o longa-metragem “conseguiu cativar novos e velhos fãs na expectativa da segunda parte deste épico”.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Ultraverso

Criado a partir da união dos universos do Blah Cultural, Dimensão Geek e Team Comics, o ULTRAVERSO chega como um grupo de mídia focado em produzir conteúdo abrangente e inclusivo.
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman